A onda de frio, causada por uma massa de ar polar, que atingiu a região esta semana, vai persistir no fim de semana, segundo os meteorologistas. Como em outras regiões do país, a temperatura despencou na terça-feira (17) nas cidades do Sul Fluminense e, desde o dia seguinte, os ventos aumentam a sensação de frio. Este panorama deve continuar até o domingo (22), quando os termômetros devem subir um pouco, mas as noites e madrugadas continuarão bem frias.
Em Volta Redonda, às 5 horas da madrugada desta quinta-feira (19), os termômetros marcaram 9ºC, com sensação térmica de 8ºC. Na região das Agulhas Negras, pelo segundo dia consecutivo voltou a gear no Parque Nacional do Itatiaia. À 1 hora da madrugada a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou -2,4ºC.
De acordo com os meteorologistas, a onda de frio, atípica para esta época do ano – embora o inverno já esteja se aproximando – foi potencializada pela passagem de um ciclone extratropical. Até na capital fluminense, a temperatura bateu recorde de frio nesta quinta-feira: às 4 horas, os termômetros registraram 11,5ºC na Vila Militar. (Foto: Redes sociais)