O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), conquistou o primeiro lugar em coleta de sangue no interior do estado do Rio de Janeiro. O levantamento feito pelo Hemorio – que coordena os hemonúcleos dos estados – é referente ao mês de abril. Volta Redonda ocupou o terceiro lugar entre os 92 municípios, sendo que a capital carioca (Rio de Janeiro) ficou nas duas primeiras posições por sediar os hemonúcleos Hemorio e do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, comentou que as campanhas de divulgação possibilitaram chamar a atenção dos doadores. “As campanhas de divulgação nos ajudaram muito na conscientização da doação de sangue. Agrademos às pessoas que sempre contribuem com o Núcleo de Hemoterapia. É muito importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, lembrou.
O núcleo fornece hemocomponentes para quatro unidades de saúde em Volta Redonda e para mais duas em cidades vizinhas. O médico também fez um alerta para incentivar os jovens a fazerem a doação periódica de sangue.“É importante lembrar que os menores de 16 e 17 anos também podem doar sangue, precisam apenas de uma autorização dos pais”, destacou Lula.
A doação pode ser feita periodicamente. Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações.
O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação é feita das 7 às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. (Foto: Divulgação)