A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já vacinou mais de 340 crianças contra a Covid-19 na rede municipal de ensino. A iniciativa começou no dia 24 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O saldo de vacinados é referente ao balanço até 1º de abril. Inicialmente, dez unidades escolares foram inseridas no cronograma da imunização.
As crianças de 5 a 11 anos tiveram a autorização dos pais para serem vacinadas no ambiente escolar. Os responsáveis também receberam da direção da rede municipal, um folheto com informações da imunização. Com objetivo de aumentar a cobertura vacinal, a secretaria de Saúde disponibilizou repescagem de 1ª dose, além de ter sido aberta a possibilidade de as crianças completarem o esquema vacinal com a aplicação da 2ª dose dos imunizantes CoronaVac e Pfizer (pediátrica).
As primeiras escolas municipais atendidas foram as do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano, sendo elas: Delce Horta Delgado, Sergipe, Miguel Couto, Waldir de Souza Telles, Walmir de Freitas, Lions Clube, Jayme de Souza Martins, Carlos Sarkis, João Paulo I e Antonietta Motta Bastos.
Até o momento, a secretaria de Saúde aponta que 15.200 mil crianças já receberam o imunizante em Volta Redonda. A enfermeira da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, citou que a vacinação infantil contra a Covid-19 continua em todas as unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs), das 9h às 16h.
“A vacina contra a Covid-19 continua sendo ofertada em todas as 46 unidades básicas de saúde. As crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, é necessário apresentar a caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS da criança”, disse. Vale lembrar que algumas unidades funcionam com horário estendido, até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.