Equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais estão percorrendo os bairros mais atingidos pelas chuvas em Paraty. Segundo a prefeitura, um balanço das ocorrências vai ser divulgado nas próximas horas. Durante a noite, 23 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Pequenina Calixto, no Parque Ypê.
As equipes também trabalham para desobstruir as estradas atingidas por quedas de barreiras. No momento desta publicação, o tráfego na Rio-Santos, no sentido Ubatuba (SP), estava obstruído em dois pontos. O posto da Polícia Rodoviária Federal foi atingido por uma queda de barreira e equipes da prefeitura e dos bombeiros estão fazendo a desobstrução da pista. Uma equipe da Guarda Municipal está percorrendo a estrada Paraty-Cunha (SP) para verificar pontos de obstrução e de risco de deslizamento.
A Defesa Civil também faz uma avalição da estrada do Jacu e da estrada de Trindade, enquanto equipes da prefeitura conseguiram desobstruir parcialmente uma ponte na estrada do Paraty-Mirim. A prefeitura informou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que o aeroporto municipal está sem condições de operação devido a alagamentos perto da pista e queda de alambrado na cabeceira da pista.
A Secretaria de Turismo suspendeu o evento Bossa Paraty, que estava programado para este final de semana, e paralisou a distribuição de senhas para ônibus de turismo. A medida foi adotada porque Paraty se encontra em estado de emergência e há queda de barreiras obstruindo acessos à cidade.
Angra dos Reis – Angra dos Reis divulgou nesta manhã um balanço da chuva na cidade. Estão disponíveis 28 pontos de apoio estão disponíveis para a população. Sem informar quantas, a prefeitura divulgou que existem pessoas abrigadas nas escolas l Professor José Américo Lomeu Bastos (Morro do Abel), Brigadeiro Nóbrega (Ilha Grande) e Zita de Oliveira Soares (Sapinhatuba 3). Não há relatos de feridos. Ainda segundo a prefeitura, no continente a chuva alcançou a marca de 70mm; já na Ilha Grande foram registrados 408mm em Araçatiba e 416mm no Abraão.
Outras ocorrências
– Deslizamento de terra na BR-101, na altura da Vila Histórica, bloqueando meia pista;
– Rua atrás do Tião Ramos está interditada, em função de deslizamento;
– Deslizamento na subida do Jorge Elias, no Morro do Carmo – Centro;
– Queda de árvore sobre a escola do Morro do Abel;
– Quedas de árvores na Rio-Santos, com passagem apenas pelo acostamento, na altura do Camorim Pequeno e da Mombaça. (Foto: Redes sociais)