Um caminhão de Rio Novo do Sul (ES) foi apreendido na noite da quarta-feira (23), na Via Dutra, em Piraí, por duas irregularidades constatadas pela Polícia Rodoviária Federal: além de estar com as placas dianteira e traseira encobertas, o veículo transitava com peso acima do permitido.
Dirigido por um homem de 46 anos, o caminhão transportava peças de granito – produzidas no estado capixaba. Segundo a PRF, o motorista escondeu números da placa para fugir da balança de pesagem no km 217, em Paracambi, para não receber a multa de evasão.
O caminhoneiro foi obrigado a retornar à balança, onde foi constatado que ele transitava com 5.280 quilos além do permitido. Ele foi multado em R$ 2.245 pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e em R$ 293,47 pela PRF devido à placa encoberta. O caminhão ainda ficou retido na balança para ser realizado retirado o excesso de peso.
A PRF lembrou que, na madrugada da última segunda-feira (21), no km 278 da Dutra, em Barra Mansa, ocorreu um acidente grave com um caminhão transportando chapas de granito, que colidiu com o canteiro central. Segundo a polícia, um das causas do acidente pode ter sido o excesso de peso, contribuindo para a perda da direção. (Foto: PRF)