Você já ouviu falar em Cheerleading? O esporte popular nos Estados Unidos é novidade no Brasil. A modalidade chegou em território brasileiro em 2006. Traduzindo para o português, são animadores de torcidas. Os atletas realizam apresentações de coreografias, acrobacias, pirâmides humanas e saltos. As competições acontecem nas modalidades mistas – Coed (Coeducacional) e nas equipes femininas (All Girl) e masculinas (All Boy). O Cheerleading é o esporte escolhido pela moradora de Volta Redonda, Rosalina Leandra de Paula, 28 anos, egressa do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Rosa, como prefere ser chamada, é a única representante da Região Sul Fluminense a competir na Seleção Brasileira de Cheerleading. Neste ano, nos dias 22 e 23 de abril, a atleta irá representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que acontecerá em Orlando – Florida, Estados Unidos. “Meu encontro com o Cheerleading aconteceu dentro do UniFOA, no curso de Educação Física. Durante as aulas, o interesse pelos movimentos em ginástica e acrobacias fortaleceu o despertar na modalidade. Além disso, o apoio dos professores do Centro Universitário no desenvolvimento da modalidade foi fundamental para a minha caminhada”, relata Rosalina de Paula.
Em 2016, a categoria foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), como esporte Olímpico, também certificando a União Internacional de Cheerleading. O reconhecimento facilita a inserção do esporte nas Olimpíadas de 2028, em Los Angeles (EUA). Para as competições da modalidade, os regulamentos são fundamentados a partir da ICU e o da USASF (sigla em inglês para Federação Norte-Americana de All Star).
Torneio Mundial nos Estados Unidos
Mesmo sendo integrante da Seleção Brasileira de Cheerleading, cada atleta deverá custear seus gastos com passagens, hospedagem e alimentação para o torneio na Florida, Estados Unidos. Para isso, Rosalina deverá arrecadar um valor de R$ 10 mil reais para embarcar no sonho de representar o Brasil. Instituições da região estão apoiando Rosa, destacando o
UniFOA, onde se formou. Os interessados em prestigiar a atleta na campanha, poderão realizar doações pelo PIX (156.658.847-23).