O Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ), em julgamento do Pleno realizado no final da tarde desta quinta-feira (10), decidiu devolver ao Boavista três dos sete pontos que o clube havia perdido por conta da escalação irregular do volante Ryan Guilherme. Com esta decisão, o Volta Redonda está rebaixado para a Série A2 do Campeonato Carioca, independentemente do resultado dos jogos do sábado (12): O Tricolor de Aço enfrenta a Portuguesa, na Ilha do Governador, enquanto o Boavista recebe o Fluminense, no mesmo horário, em Bacaxá.
O tribunal considerou que Ryan Guilherme não estava suspenso no jogo contra o Flamengo, apenas na partida contra o Vasco. Com a decisão, o Boavista sobe para oito pontos na classificação do Campeonato Carioca, contra apenas cinco do Volta Redonda. No entanto, no primeiro critério de desempate, o time de Saquarema tem três vitórias contra uma do Voltaço.
No entanto, o caso ainda poderá parar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), se a Procuradoria do TJD-RJ recorrer.
A diretoria do Volta Redonda, através da assessoria de imprensa, disse que o time continua focado na partida contra a Portuguesa. Disse ainda que “o departamento jurídico do clube está acompanhando o andamento do julgamento e aguardando o resultado final do processo”.