A prefeitura de Paraty anunciou que vai acabar com a exigência do uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados. Decreto neste sentido deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (9). A obrigatoriedade será mantida somente para estabelecimentos médicos e hospitalares, escolas e restaurantes.
No caso do transporte coletivo, a prefeitura destacou que o uso ou não será facultativo, embora recomende o uso do acessório no interior dos ônibus. Segundo a prefeitura, a decisão passará por reavaliações quinzenalmente.
A decisão de acabar com a exigência foi tomada após reunião do Comitê de Emergência de Combate à Covid-19 na cidade, levando em conta a queda nos indicadores de contágio e a ausência de internações na cidade provocadas pela doença. Os técnicos ressaltaram a adesão em massa à vacinação dos moradores da cidade. Para o comitê, esta adesão deverá aumentar no próximo sábado, com um novo mutirão de vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
O médico infectologista da rede municipal e membro do comitê, Ricardo D´Ávila, afirmou que a pandemia está se reclassificando como endemia. “Diante da avaliação positiva, o novo decreto vai estabelecer a retomada do calendário de eventos no município”, informou a prefeitura em uma rede social. (Foto: Divulgação)