Você seria capaz de viajar de bicicleta de Porto Alegre a Resende, separadas por 1,4 mil quilômetros de distância, para ver a realização de um sonho do seu filho? Pedro Figueiredo, de 63 anos, é.
Desde o último dia 4, montado numa bicicleta, o morador da capital gaúcha se desloca para o Sul Fluminense para assistir, no próximo dia 27, à formatura do filho Agostinho, de 25 anos, na Academia Militar das Agulhas Negras. Para cumprir o programado, ele pedala em média seis horas por dia. Nesta segunda-feira (22), ele partiu de São José dos Campos (SP), para mais uma etapa da viagem.
O esforço do pai é uma retribuição ao esforço do filho. Pedro conta que o cadete Figueiredo entrou na Aman na terceira tentativa. E que prometeu ao filho que, se ele se formasse, iria de bicicleta para ver a formatura. “Meu filho se esforçou muito para estar lá. Somos humildes e ele sempre foi de escola pública, lutou muito para conseguir. Agora, é minha vez de me esforçar por ele”, disse Pedro ao portal g1, que publicou a história. Pedro criou um grupo no WhatsApp, no qual tem mais de 130 pessoas entre amantes do ciclismo e curiosos que acompanham sua jornada. Através do grupo, também recebe ajuda de pessoas que se oferecem para dar a ele comida e estadia: “Pessoas que eu nem conheço tem me acolhido e transformado essa homenagem para o meu filho possível”.
O filho, claro, acompanha a jornada do pai pela rede social. Depois de formado, ele já tem como destino o Pará. Só a título de curiosidade: são ao menos 3,7 mil quilômetros de distância. (Fotos: Divulgação)