Nove corpos foram encontrados em um manguezal, na manhã desta segunda-feira (22), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio. O fim de semana foi marcado por tiroteios entre a Polícia Militar e traficantes, em que um PM morreu.
Os confrontos começaram na madrugada de sábado (20), quando o sargento Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos, do 7º BPM (São Gonçalo) foi atacado a tiros por criminosos durante um patrulhamento em Itaúna, bairro vizinho às Palmeiras e também parte do Complexo do Salgueiro. O agente morreu no hospital.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e os confrontos se ampliaram. Na manhã de domingo (21), uma idosa foi atingida no braço por uma bala perdida.
Alguns moradores falam em execução. A Polícia Civil e a Defensoria Pública estão apurando os acontecimentos. Segundo a Defensoria, há relatos sobre “violenta operação no Complexo do Salgueiro”. O órgão diz ter comunicado o Ministério Público.
Em nota, a Polícia Militar confirmou que houve confronto nas “proximidades de uma área de mangue com mata”, após policiais do Bope serem atacados por criminosos, mas que não houve “detidos ou relatos de feridos”. O resultado desse confronto teria sido apenas apreensões: duas pistolas, 14 munições calibre 9 mm, 56 munições de fuzil calibre 762, cinco carregadores (dois para fuzil e três para pistola), um uniforme camuflado, 813 tabletes de maconha, 3.734 sacolés de cocaína e 3.760 sacolés de material aparentando ser crack. (Foto: Reprodução)