Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa apreenderam neste domingo (19) no bairro Paraíso de Baixo, na Região Leste, 97 pássaros da fauna silvestres, entre eles coleiros, trinca ferro, curió e sabiá. O suspeito de manter os pássaros em cativeiro tentou se esconder da equipe, sem êxito. No local também foi encontrada uma espingarda de chumbinho sem nota fiscal. O acusado e a arma foram encaminhados à 90ª DP.
A operação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal e ocorreu a partir de denuncia anônima realizada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo informações do Secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, até o momento esta é a maior operação realizada neste ano. “Têm sido recorrentess denúncias dando conta de animais criados em cativeiro sem nenhuma autorização. A Secretaria tem atuado de forma enérgica visando coibir esse tipo de crime ambiental”, destacou.
Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, em Lorena (SP). Eles passarão por uma readaptação e devolvidos ao seu habitat natural.
Já o acusado foi levado para a Delegacia de Barra Mansa e autuado em flagrante. Ele responderá por crime ambiental e poderá ser multado em até R$500 por cada ave.
DENÚNCIAS – As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente com a gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 2106-3408. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.