Dois vídeos circularam nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (15), envolvendo guardas municipais de Volta Redonda e, de acordo com testemunhas, flanelinhas. Os vídeos foram registrados no Largo Nove de Abril, na Vila Santa Cecília.
No primeiro vídeo em que o INFORMA CIDADE teve acesso, um homem negro, de camisa azul, aparentemente provoca e desafia agentes da guarda municipal, enquanto outro, também negro, de camisa vermelha, conversa com os guardas. No outro vídeo, guardas aparecem imobilizando o homem de camisa vermelha e agredindo, com golpes de cassetete, o de camisa azul. De acordo com o comando da corporação, o homem que recebeu os golpes de cassetete tem duas passagens por desacato, no ano de 2009, quando ainda era adolescente, e outra com base na Lei Maria da Penha.
O INFORMA CIDADE, em contato com o comando da guarda – que vem sendo cobrado pelo alto número de flanelinhas no bairro e alto número de furtos e assaltos – solicitou esclarecimentos sobre o ocorrido. Segundo João Batista do Reis, “a Guarda Municipal vem sendo cobrada reiteradamente para auxiliar a população com um trabalho mais presente na região da Vila Santa Cecília, ajudando a coibir ações criminosas como extorsão, furtos, roubos e até mesmo assassinatos. Em uma destas ações, dois homens desacataram e ameaçaram os agentes, destacados para garantir mais ordem e segurança para as pessoas de bem. Ao serem avisados que seriam levados para a delegacia para reconhecimento e qualificação padrão, os homens se recusaram e passaram a insultar os guardas”.
Batista ainda comentou que após serem contidos, os homens e os agentes foram para a delegacia. O comandante ainda destacou que o procedimento legal será feito para apurar todos os fatos que cercaram a ação dos agentes e que eventuais excessos serão investigados e punidos, mas o plano de levar mais segurança à população terá seguimento.
Foto – Reprodução