Visando atender a população em situação de rua durante o inverno, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou na noite desta quinta-feira (1º) as atividades do abrigo provisório, localizado no bairro Siderlândia. O espaço oferece acolhimento noturno, local para banho, alimentação e atendimento de psicólogos e assistentes sociais.
O prefeito Rodrigo Drable acompanhou o início das atividades, juntamente com a vice-prefeita Fátima Lima e o secretário de Assistência Social, J Chagas. “Uma noite fria nos faz pensar nas dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua. A pandemia nos ensinou muitas coisas, inclusive sobre a necessidade de atenção especial a essas pessoas. Preparamos um novo abrigo, mas esse frio danado nos fez antecipar seu funcionamento”, explicou Drable.
O espaço tem capacidade de atendimento para 30 pessoas e funciona onde será inaugurado em breve o abrigo municipal, no antigo Asilo dos Vicentinos. O trabalho é realizado por profissionais da Assistência Social e voluntários.
O secretário de Assistência Social, J Chagas, falou sobre os atendimentos. “Esse é o pontapé inicial para acolher os moradores que dormem na rua neste período de frio intenso. Montamos um local para que eles possam fugir das baixas temperaturas, comer e dormir bem. O prefeito Rodrigo está aqui para iniciarmos o atendimento. No dia 23 vamos inaugurar em definitivo, de forma oficial, o abrigo municipal”.