O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a delegacia de Polícia Civil de Paraíba do Sul, deflagraram na manhã desta quinta-feira (10) uma operação contra um grupo suspeito da prática de roubos na região do Médio Paraíba Fluminense e em Minas Gerais.
O objetivo é cumprir sete mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão. A operação é realizada com cooperação do Gaeco Zona da Mata do Ministério Público de Minas Gerais. A operação também conta com apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
A investigação teve inicio após um roubo milionário com emprego de arma de fogo praticado pelo grupo em uma residência em Paraíba do Sul. Durante a apuração, segundo o MP, foi possível identificar alguns autores do crime, bem como outros que possivelmente atuam em conjunto com eles. Ainda de acordo com o MP, a investigação aponta para a existência de uma quadrilha perigosa, dedicada ao roubo de residências, com emprego de armas de fogo.
“Suas atividades indicam que o grupo não pretende cessar as ações criminosas, conforme verificou-se nas investigações e através de diligências de campo realizadas pela Polícia Civil mineira”, diz nota do MP.
Diante do apurado e para a continuidade da investigação, o MPRJ requereu à Justiça os mandados de busca e a prisão cautelar dos criminosos já identificados, medida considerada imprescindível para viabilizar a identificação dos demais autores dos roubos e a formalização da denúncia. As medidas foram deferidas pela 1ª Vara da Comarca de Paraíba do Sul. O MP não deu mais detalhes do caso alegando sigilo em razão da continuidade das investigações.