O projeto “Pode Ser Bonito Nascer no SUS”, de Volta Redonda, será lançado nesta terça-feira (18), durante uma live no perfil do projeto no Instagram, a partir das 20h30min. O perfil é @podeserbonitonascernosus. O objetivo do projeto será fazer com que as mães se sintam seguras com o trabalho dos profissionais durante o processo de gestação e confie que o momento de conhecer os filhos será bonito e respeitoso, com boas recordações.
Criado pelos ginecologistas e obstetras Débora Shalaguti, Mariana Marinho e Arthur Villela, além do consultor e representante da 9stone Compliance, Gabriel Shalaguti, o projeto não possui vínculos políticos e foi idealizado para viabilizar atitudes concretas, com a finalidade de criar um ambiente acolhedor e humanizado nas maternidades. “Falaremos da criação do projeto, seu objetivo, seu funcionamento e as ideias para o futuro. Queremos que todas as pessoas se sintam encorajadas de dar ideias, tomar atitudes, doar e criar, tudo isso com a finalidade de fazer ser bonito nascer no SUS”, disse a médica Débora Shalaguti.
Nascida em Volta Redonda, Débora é formada em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e fez residência de ginecologia e obstetrícia no Hospital São João Batista, onde atualmente atua e realiza plantões. Além disso, Débora atua na rede pública de Pinheiral e Porto Real.