O governo do Rio definiu nesta quarta-feira (24) as medidas restritivas mínimas que devem ser adotadas no estado durante o período de antecipação de feriados. As determinações do governador em exercício, Cláudio Castro, têm como objetivo conter o avanço da Covid-19. No entanto, medidas mais rígidas, estabelecidas pelos municípios, irão prevalecer. Só não poderão as prefeituras adotar medidas mais brandas.
Segundo as regras anunciadas, poderão se manter abertos bares e restaurantes até as 23h. Municípios poderão promover barreiras sanitárias nas rodovias estaduais para controlar o acesso nas cidades. Escolas públicas e particulares ficam fechadas. O recesso de 10 dias começa a partir da próxima sexta-feira (26) e segue até o Domingo de Páscoa (4).
Em Volta Redonda e Barra Mansa, segundo ficou definido em reunião de prefeitos na manhã desta quarta-feira (26), o comércio vai funcionar de 10 às 19 horas. Já em Pinheiral, o horário estabelecido ficou de 9 às 18 horas. O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, confirmou em vídeo postado na noite desta quarta-feira (24), em suas redes sociais, que os shoppings poderão funcionar de 12 até às 20 horas, com exceção dos cinemas, que não poderão abrir. Todos os campos de futebol e quadras de pelada serão fechados na cidade. O Parque Aquático e o Zoológico Municipal também não irão funcionar na cidade durante os 10 dias.
ESTADO – O governo do estado definiu, entre outras medidas, que não haverá permissão para ninguém permanecer nas praias; casas de shows e de festas, boates, parques e clubes não poderão funcionar; eventos de caráter social, como casamentos e aniversários estarão proibidos, assim como eventos culturais, de entretenimento e lazer, inclusive em ambientes abertos, como parques e praças. Aulas presenciais em escolas públicas ou privadas não poderão ser realizadas.