O prefeito Rodrigo Drable (DEM) alertou nesta quarta-feira (10) a população de Barra Mansa para o aumento dos casos graves de pacientes internados com Covid-19 nos últimos dias e apelou para que sejam tomados os cuidados para que o comércio não tenha que ser fechado por uma semana. Em pronunciamento numa rede social, ele se disse preocupado e lembrou que, caso a ocupação de leitos supere os 50% do total disponível, a medida terá que ser tomada. A exemplo de Volta Redonda, Barra Mansa cumpre um acordo com a Justiça que permitiu a flexibilização das atividades em meio à pandemia.
“O aumento diário de casos está em 0,29%, o que aparentemente é baixo, mas temos que evitar os casos que estão sendo mais graves do que antes. Isso me chamou a atenção”, disse ele. Drable citou que, na semana passada, houve um dia em que não havia nenhuma pessoa internada em UTI, mas que, nesta terça-feira (9), a ocupação chegou a 43%. “Se chegarmos a 50% fecha por uma semana”, frisou, dizendo ter havido uma inversão dos índices de ocupação de leitos, que, de enfermarias, também na terça estava em 23%. Ele informou ainda que há 16% dos respiradores sendo utilizados.
Drable enfatizou que só com a manutenção dos cuidados de prevenção, que devem ser seguidos por todos, será possível manter a cidade funcionando, “desde que todos façam a sua parte”.
– Fechar não é uma decisão que cabe a mim, mas a todos nós. Se todos acham que a coisa está resolvida, não vai ter jeito. Se a decisão amanhã for de fechar, eu vou fazer de coração partido, mas vai ser fruto da inconsequência da maioria – acrescentou.
Barra Mansa conta hoje com 296 mortes por Covid-19. A prefeitura segue realizando a testagem em massa da população. Segundo ele, dos 44.862 testes realizados, 10.402 tiveram resultado positivo. Nesta quinta-feira (11), a testagem será feita no bairro Km 4, na Rua São Vicente.
Para realizar o teste, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência nominal no município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.
VACINAÇÃO – Drable também disse que, nesta sexta-feira (12), a prefeitura realizará a aplicação da primeira dose contra o coronavírus para moradores de 79 anos. No sábado, será a vez dos idosos de 78. No entanto, para evitar a acorrida ao Parque da Cidade, no Centro (local da aplicação em “drive thru”), observada na semana passada, ficou decidido que os nascidos de janeiro a junho serão atendidos de 8 às 12 horas. Os nascidos entre julho e dezembro, de 12 às 16 horas.
No sábado (13), a prefeitura vai aplicar a segunda dose em idosos acima de 85 anos que não foram vacinados. Segundo ele, cerca de 200 pessoas deixaram de ser imunizadas.