Até o início da tarde desta segunda-feira (8) chegava a 764 o número de presos por crimes de violência contra mulheres, na Operação Resguarda, deflagrada no Dia Internacional da Mulher. Há prisões na região Sul Fluminense, mas, até o momento desta publicação, não havia um balanço regional, pois a operação ainda estava em andamento. Para o estado do Rio foram emitidos cerca de 100 mandados de prisão.
Em Barra do Piraí pelo menos uma prisão foi efetuada, mas as equipes continuavam nas ruas.”A operação tem finalidade de cumprir mandados contra suspeitos de violência doméstica e também devedores de pensão alimentícia”, explicou o delegado da 88ª DP, Rodolfo Atala.
Balanço do Ministério da Justiça, divulgado às 12h, mostra que a operação resultou no atendimento de 6.396 vítimas, na confecção de 4.115 medidas protetivas e na apuração de 1,4 mil denúncias. Além disso, 4.698 inquéritos foram instaurados e 53 armas apreendidas.
Segundo o ministério, a Operação Resguardo ocorre desde 1º de janeiro e, neste período, levou à prisão de quase 9,1 mil pessoas, além da investigação de 46,7 mil denúncias