Neste sábado, dia 22, e no domingo, dia 23, os donos de cães e gatos têm uma missão especial. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza a primeira etapa da campanha de vacinação na zona urbana. Os pontos móveis e fixos para vacina funcionarão de 8 às 16 horas. A segunda e última etapa será nos dias 29 e 30 de setembro.
No sábado, dia 22, a vacina será disponibilizada nos PSF’s da Vista Alegre, Loteamento Belo Horizonte, Vila Coringa, Saudade, Vila Maria, São Francisco, Vila Orlandélia, Vila Delgado, Vale Paraíba e Getúlio Vargas; na Clínica da Família do Loteamento Sofia; na Sirene da Vila Nova; no Cremeb e na Escola Municipal Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, na Vila Coringa.
No domingo, dia 23, será nos seguintes locais: PSF’s Bocaininha, Vila Ursulino, Colônia (Loteamento Cinco), Siderlândia, São Pedro e Vila Independência; UBS Colônia Santo Antônio, UBS Cotiara;Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva, no Jardim América; Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, devem ser vacinados cães e gatos a partir dos quatro meses de idade, com exceção das fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. “A vacina é inteiramente gratuita e o material utilizado é de ótima qualidade fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde, aplicada por profissionais treinados”, completou, dizendo que a contenção do animal é de responsabilidade do dono.
Ele explicou que a raiva é uma doença viral, quase sempre letal, que é transmitida por sangue ou saliva de animais contaminados, normalmente através de mordida de cães e gatos. “Por esses motivos, é de grande importância que os proprietários desses animais domésticos os protejam através da vacina”.
No mês passado, a campanha foi realizada na zona rural e imunizou mais de 3,8 mil animais. Os moradores das áreas rurais e distritos que não conseguiram imunizar os animais ou não foram contemplados com a visita dos veterinários da Vigilância em Saúde Ambiental podem vacinar os animais nessa segunda etapa ou buscarem a vacina na Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental situada à Rua Getúlio Borges Rodrigues, 210, no bairro Boa Sorte, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.