Policiais rodoviários federais apreenderam, neste domingo (7), uma carga de 7 mil cigarros com notas fiscais falsas. O fato ocorreu na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, mas só foi divulgado no início da tarde desta segunda.
A apreensão foi fruto de ação em conjunto da PRF com Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de janeiro. Os policiais interceptaram um utilitário e solicitaram os documentos referentes a carga que estava sendo transportada. Após uma análise das notas fiscais, foi constatado que a documentação apresentada estava falsificada. O motorista acabou confessando a irregularidade da documentação e informou que buscou os pacotes de cigarro na cidade do Rio de Janeiro e que o destino final seria São Paulo.
Nesta última sexta-feira (5), a polícia e a secretaria já haviam operado conjuntamente contra a sonegação fiscal no setor de cigarros. Durante a ação, intitulada de Operação Ar Puro, o objetivo foi desmontar um esquema de sonegação de tributos no setor.
A operação foi fruto de investigações em algumas distribuidoras do produto. As empresas simulavam a existência de intermediários e subfaturavam o valor dos cigarros nas notas fiscais para pagar menos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por substituição tributária (ST).
A ocorrência deste domingo foi encaminhada à Secretaria estadual de Fazenda para medidas administrativas e judiciais cabíveis. Um boletim de ocorrência foi aberto na delegacia de Angra dos Reis, que estava de plantão, responsável agora por investigar o caso. (Foto: PRF)