Setembro começa hoje e a previsão da meteorologia para a região Sul Fluminense é de sol com algumas nuvens. A nebulosidade deve aumentar à noite, mas não há previsão de chuva. O estado do Rio de Janeiro deve se preparar para mais um mês quente e seco.
Apesar de um pouco de chuva estar previsto para o começo deste mês, devido à passagem de duas frentes frias, a tendência é de que as próximas semanas sejam marcadas por muito calor e pouca chuva no estado. Segundo análises da Climatempo, a primeira frente fria já está passando pelo Rio e apenas evita uma temperatura mais elevada. Com o afastamento deste sistema para o oceano, a expectativa é de aumento gradativo dos termômetros até o próximo sábado.
A segunda frente fria deve mudar o tempo no estado justamente no feriadão do Dia da Independência. Entre os dias 7 e 9, o tempo fica instável e a temperatura deve cair novamente. No entanto, a previsão não indica frio intenso e nem chuva volumosa. Entre os dias 10 e 22, uma grande e forte massa de ar seco vai voltar a ganhar força sobre o estado do Rio de Janeiro, e temperaturas muito acima do normal para o mês serão observadas, sobretudo na capital.
A chuva só deverá retornar ao estado do Rio a partir do dia 23 de setembro, quando duas novas frente frias devem avançar sobre a costa fluminense. Mesmo assim, a tendência é a chuva fique abaixo da média histórica.
Foto – Victor Batista Penido