O sinal de alerta está ligado em Barra Mansa. Depois de um longo período de tranquilidade, a ocupação de leitos de UTI chegou, essa semana, a 48 % e se não baixar corre o risco de atingir o limite de 50 por cento estabelecido no acordo firmado com a Justiça para a permanência do comércio aberto.
Se atingir 50 por cento de ocupação dos leitos de UTI a cidade terá que fechar o comércio por 7 dias, permanecendo apenas os serviços essenciais.
Segundo Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o índice revela a ocupação total de leitos de UTI na cidade, não se refere somente aos leitos reservados para Covid-19. O fato é que o alerta precisa ser divulgado para mudança de comportamento das pessoas nas ruas.
Segundo o secretário, houve um aumento significativo de ocupação de leitos nas enfermarias, para atender a pacientes com Covid-19. Sérgio Gomes afirma que o comportamento da população, nas ruas, está fora do normal. Muitos não entendem a gravidade da situação. Tem gente indo à rua passear e olhar vitrines. O comércio está aberto para atender as necessidades da população e não para que o cidadão vá pra rua passear. Quem tem de sair de casa para trabalhar, na luta pela sobrevivência, sofre com ônibus lotados porque muita gente sai de casa sem ter o que fazer.
O município de Barra Mansa registrou, até agora, 1.130 casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 798 pessoas podem ser consideradas curadas. Ainda em relação aos casos positivos, sete pacientes continuam internados.
Já os casos suspeitos estão em 98 com 25 pacientes internados. O número de óbitos confirmados permanece em 37 e 19 mortes suspeitas estão sob investigação. Foram realizados 5.094 exames e 3.865 resultados foram negativos para o coronavírus.
Foto – Divulgação