A prefeitura de Volta Redonda adiou a reabertura do Zoológico Municipal e do Parque Natural Municipal, às margens da Rodovia dos Metalúrgicos, programados para esta sexta-feira (17), no aniversário da cidade. A notícia foi dada na tarde desta quinta-feira (16) pelo prefeito Samuca Silva, em live numa rede social.
Segundo ele, o adiamento é para não contrariar a decisão judicial relacionada ao controle da pandemia do novo coronavírus em Volta Redonda. “Não conseguimos a autorização. Não foi negado, mas ainda não foi autorizado pelo juiz”, disse ele, sem voltar a falar em datas.O prefeito rebateu as críticas de que a abertura do zoológico seria uma incoerência diante de segmentos ainda fechados, como academias, clubes e escolas. “Seria incoerente abrir sem normas de segurança”, rebateu, justificando que o plano é reabrir com o máximo de 40 pessoas numa área de 150 mil metros quadrados. “Incoerente são os shoppings abertos e o zoo fechado”, acrescentou, lembrando que as pessoas que chegaram a se cadastrar para visitar o zoo terão que aguardar a liberação pela Justiça.
No pronunciamento, Samuca voltou a cobrar que as entidades empresariais se aliem à prefeitura no processo judicial relativo à pandemia. Confirmando a abertura de novos 10 leitos de UTI no Hospital de Campanha, aumentando assim a capacidade de atendimento à população, ele não deixou dúvidas de que mandará fechar o comércio novamente se o índice de 50% de ocupação – fixado no acordo judicial – for superado. “Depois não me venham com chorumelas, culpando o prefeito. As decisões têm que ser pautadas na sentença judicial”, alertou.