O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) anunciou, após reunião com representantes sindicais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que as autoescolas poderão voltar a funcionar a partir da próxima quarta-feira (24). Tanto as aulas práticas quanto as teóricas estarão permitidas.
Atualmente, o Departamento conta atualmente com o cadastro ativo de 817 autoescolas em todo o Estado do Rio de Janeiro e, com a autorização, cerca de 69 mil pessoas serão atendidas. Para isso, as escolas de direção deverão seguir algumas regras sanitárias, sob pena sanções administrativas. As salas, por exemplo, terão capacidade reduzida em 50% e os alunos só poderão assistir a uma aula teórica por dia.
Todas as pessoas, clientes ou funcionários, deverão respeitar o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metros no ambiente e, obrigatoriamente, usar máscaras cobrindo boca e nariz.
Os centro de formação de condutores também deverão fornecer álcool em gel nas dependências internas e nos veículos de instrução, os quais deverão ser higienizados antes e após cada aula prática. A Divisão de Aprendizagem da Diretoria de Habilitação e a Corregedoria do Detran RJ ficarão responsáveis pela fiscalização junto aos CFCs.
Apesar da liberação, algumas cidades cumprem ordem judicial e terão que buscar autorização para funcionamento.
Foto – Ilustração