O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) iniciou na tarde desta quarta-feira (4) a sinalização para os motoristas da interdição total da RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga), a partir das 15 horas desta quinta-feira (5). O trecho a ser interditado fica no km 18, na Serra D’Água, logo após o distrito de Lídice, em Rio Claro.
Um dos painéis foi colocado no trevo de Passa Três, indicando as alternativas para quem tem como destino a cidade de Angra dos Reis. No caso dos veículos leves, a opção é a RJ-149, que liga Rio Claro a Mangaratiba. No caso de veículos pesados, a recomendação é que os motoristas sigam pela Via Dutra até a antiga Rio-São Paulo (BR-465) – o acesso é antes da praça de pedágio da Dutra em Viúva Graça – e de lá cheguem à BR-101 (Rio-Santos).
A interdição total da RJ-155 foi decidida pelo DER-RJ nesta quarta-feira. Desde o último domingo, o tráfego no km 18 estava prejudica porque, com as chuvas, o terreno cedeu e levou uma faixa da estrada. Na segunda-feira, a situação piorou e o trânsito passou a ser feito pelo acostamento.
No dia seguinte, a direção do DER-RJ se reuniu com técnicos da Defesa Civil de Angra dos Reis e Rio Claro, quando avaliou não ser necessária a interdição. No entanto, a decisão foi reconsiderada.