Toda estrutura da Secretaria de Saúde de Volta Redonda estará disponível para a população no evento Prefeitura Mais Presente, no próximo sábado, dia 26, das 8h às 17h, na Escola Municipal José Juarez Antunes, na Rua Amélia Alves Lustosa, nº 81, no São Luiz. A ação, que envolve todas as secretarias e autarquias da administração municipal, vai atender toda uma região formada pelos bairros São Luiz, Caieiras, Candelária, Cailândia, Dom Bosco, São Sebastião, Pinto da Serra.
Neste dia, a população vai contar com a realização de exames e consultas com especialistas, previamente agendados, de acordo com a demanda das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs) dos bairros São Luiz, Dom Bosco, Caieiras e Candelária, que assistem à população de toda região abrangida pelo evento. Serão 115 vagas divididas entre mamografia, ultrasson transvaginal e desintometria óssea. Cada especialista – cardiologista, dermatologista e ginecologista, além de nutricionista – vai atender cem pacientes.
Os moradores ainda vão contar com clínico geral que vai atender à demanda espontânea; haverá coleta de material para exame preventivo (papanicolau); vacinação contra Influenza e Febre Amarela; aferição de pressão arterial e índice de glicose capilar; além de ações de prevenção à saúde como distribuição de preservativos e a presença do Escovódromo – usado para orientar sobre higiene bucal.
De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o objetivo é garantir no evento acesso a todos os serviços prestados pela secretaria. “Quero destacar a presença da equipe que trabalha com o Sisreg (Sistema de Regulação) usado para marcação de consultas e exames”.
Alfredo explicou que o paciente que tiver um encaminhamento para consulta ou exame, ou receber durante as consultas realizadas no evento, serão inseridos no Sisreg lá mesmo. “O ideal é que a pessoa saia do Prefeitura Mais Presente com a consulta ou exame marcados. Quando não for possível, o paciente será inserido no Sisreg para aguardar a abertura das agendas”, explicou.
O prefeito do município, Samuca Silva, lembrou que o evento neste sábado, no Juarez Antunes, é a primeira edição do projeto, que deve ser estendido para toda cidade. O Prefeitura Mais Presente deve ser mensal. “Neste fim de semana, a expectativa é atender cerca de 25 mil moradores na escola do São Luiz. Meu compromisso é atender à população de forma mais acessível, descentralizada e perto da sua casa”, disse Samuca, acrescentando que o objetivo é descentralizar os atendimentos e facilitar o acesso aos serviços públicos.