A Prefeitura de Resende informou que recebeu nesta quinta-feira (27) a notificação de um caso suspeito de paciente infectado pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Uma paciente jovem deu entrada na unidade de pronto atendimento do Hospital da Unimed com sintomas respiratórios e histórico de passagem por área de risco nos últimos dias, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A paciente esteve recentemente na Europa, inclusive na Itália.
Segundo protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, a paciente teve material coletado para análise e enviado para o laboratório central de saúde pública do estado (LACEN-RJ). O resultado deve sair em até 72 horas.
Com quadro clínico de sintomas respiratórios leves e não portadora de doenças crônicas, a paciente foi liberada para tratamento domiciliar e orientada a isolamento social em sua residência. Ela vai ser acompanhada pelo serviço de epidemiologia do município. Importante destacar que o caso é uma suspeita, não sendo necessário alarmar a população, mas, é importante continuar tendo os cuidados básicos de prevenção ao contágio, como lavar as mãos com água e sabão ou usar antisséptico à base de álcool, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Caso confirmado
Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil e em toda a América Latina. O paciente é um homem de 61 anos, que mora em São Paulo e fez viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Dois testes deram positivo para infecção. O homem está em quarentena domiciliar e 30 pessoas da família estão em observação.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não há motivos para alarde.
1 Comentário
É assuatador o caso desse virus aqui no brasil temos que se precaver todos nós estamos com medo