Com objetivo de orientar idosos sobre casos de violência e violação de direitos, a Prefeitura de Volta Redonda realizou uma palestra sobre o tema: ‘Direitos da Pessoa Idosa’, no bairro Padre Josimo. A palestra, que aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social do bairro, foi promovida pela secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh).
Mais de 20 idosos participaram da palestra. Entre os temas estava o Cepai (Centro Especializa de Pré-Atendimento ao Idoso). “O Cepai funciona na sede da SMIDH, e o que buscamos é fazer o acolhimento e a orientação ao idoso. Encaminhamos, de acordo com a necessidade de cada pessoa, o caso para os órgãos competentes”, disse Juliana Rodrigues, técnica da SMIDH.
Durante a palestra, foi apresentado um resumo com os pontos mais importantes do Estatuto de Idoso. Entre eles, o que se caracteriza violência ao idoso, que é qualquer ação ou omissão praticada em local púbico ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. “Todo cidadão deve comunicar as autoridades competentes qualquer forma de violência ao idoso”, destacou a secretária Dayse Penna.
O prefeito Samuca Silva destacou que o governo municipal está empenhado em melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Inserir as políticas públicas para os idosos dentro de uma secretaria especifica, que foi o que fizemos com a ampliação da SMIDH, busca justamente valorizar a terceira idade buscando melhorias na qualidade de vida”, afirmou Samuca Silva.