Os bastidores do Palácio 17 de Julho estão agitados nesta quinta-feira (dia 6). O vice-prefeito Maycon Abrantes (Podemos) postou um vídeo nas redes sociais anunciando que protocolou o seu pedido de exoneração de diretor-presidente da Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab), cargo que ocupou nos últimos 12 meses. Na publicação, Maycon afirma que a partir de agora pretende “caminhar de forma de independente”.
No vídeo, de pouco mais de 5 minutos, o vice-prefeito cita a composição firmada no ano passado pelo prefeito Samuca Silva (PSDB) com lideranças políticas da cidade. “Trabalhamos sempre pensando na mudança, na renovação e em acabar com a velha política, e infelizmente tudo isso não aconteceu”, afirmou. “Fato é, que no ano passado, em 2019, o prefeito, de uma forma isolada, individualmente, sem diálogo, convidou para participar do governo todas aquelas forças contrárias que foram a nós em 2016, achando que assim poderia ter um ganho político, uma força política, junto a ele”, prosseguiu.
Maycon relembrou o campanha de 2016, quando, segundo ele, articulou, como vice-presidente da executiva municipal do Partido Verde (PV), a chapa encabeçada por Samuca na corrida pelo Palácio 17 de Julho. “Articulei com um um grupo empresarial, com lideranças comunitárias, acreditando que era um projeto realmente diferente. Vencemos a eleição com um discurso da gestão e do diálogo, mas infelizmente nada disso aconteceu”, salientou.
A gota d’água aconteceu no último final de semana, quando, o prefeito Samuca, de acordo com Maycon Abrantes, enalteceu o que seriam os novos aliados. Em seu discurso, o vice-prefeito não citou nomes. “Não tenho vaidade, não tenho vontade e nem desejo de que eu seja alguma coisa. Não sei nem se serei. Mas eu tenho que realizar e terminar o mandato o qual eu fui eleito. Seja para discordar, para criticar ou até mesmo para concordar, mas agora de uma forma independente.
Outra baixa
Quem também deixou o governo nesta quinta-feira foi a diretora do Hospital São João Batista, Márcia Cury. Ela ficou pouco mais de 1 mês no cargo e foi demitida pela manhã. No momento da atualização desta publicação, Márcia Cury se manifestava em suas redes sociais, dando esclarecimentos, confira a nota abaixo:
“Meus amigos e minhas amigas.
Venho a público informar que fui exonerada da O.S. AFNE, (Associação Filantrópica Nova Esperança) que assumiu a administração do Hospital São João Batista, em dezembro, e para a qual estive prestando serviços nos últimos 30 dias.
Ao ser exonerada, tomei ciência de que o meu afastamento foi uma medida de interesse político.
Desde o início do atual governo, permaneci prestando serviços à Secretaria de Saúde, em defesa das pessoas humildes, que precisam do serviço público e não tem recursos para contratar um plano de saúde.
Deixei o Hospital do Retiro, ao qual dediquei no governo passado, todo o meu conhecimento de administração hospitalar, para transformá-lo em modelo no Serviço Público.
Aceitei a incumbência de prestar serviços à O.S., que assumiu o Hospital São João Batista, para defender os interesses da população, do corpo médico, do corpo de enfermagem e dos funcionários de apoio. Minha intenção era contribuir para que o “nosso melhor hospital público” mantivesse o alto nível.
Discordei de muitas atitudes da nova administração da área de saúde, prejudiciais ao corpo de funcionários, como também discordo de atos do atual Governo, em termos de gestão. Em várias oportunidades cheguei a apresentar meu pedido de exoneração, mas acabei permanecendo, sentindo que as pessoas precisavam da minha presença junto ao governo.
Deixo o Governo, ao ser demitida, com a certeza do dever cumprido. Tenho consciência de que meu trabalho foi reconhecido pela comunidade, a quem sempre dediquei integralmente o meu tempo e o meu conhecimento.
Com o meu respeito.
Márcia Cury”
Samuca
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou em nota que “Maycon Abrantes, sempre foi parceiro do projeto de mudança e reconstrução de Volta Redonda, e que foi pego de surpresa com o anúncio do vice-prefeito em suas redes sociais”. O Prefeito não se pronunciou sobre a saída de Márcia Cury.