Um caso suspeito de uma mulher que seria portadora do coronavírus está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Geais. A suposta vítima, de 35 anos, estava em Xangai, na China, país que vive surto da doença, e desembarcou no sábado (18), em Belo Horizonte, com sintomas respiratórios compatíveis com a doença respiratória viral aguda. As informações são da Revista Veja.
A paciente está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, e encontra-se clinicamente estável. O caso segue em investigação. Em nota, a secretaria informou que tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microrganismo de alerta sanitário internacional.
Em nota, o Ministério da Saúde negou que tenha sido detectado um caso de coronavírus em Minas Gerais. “Não há detecção de nenhum caso suspeito no Brasil de Pneumonia Indeterminada relacionado ao evento na China”. O caso noticiado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo em vista que o paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus”, explicou o órgão federal.
A OMS determinou que só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan, onde o surto teria começado. Xangai fica a cerca de 840 quilômetros de Wuhan.