A cadelinha Lua, da raça Pastor Alemão, sofreu uma parada cardíaca no último sábado (23), após a vitória do Flamengo na final da Copa Libertadores da América. Lua, que trabalhava para Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Espírito Santo, farejando drogas, não resistiu e morreu.
“A nossa cadela policial vai deixar saudades, na certeza que seu trabalho foi de grande feito à instituição, que desde 2016, ajudou e foi primordial nas inúmeras apreensões de entorpecentes realizadas em parceria com os policiais do Grupo de Cães (GOC) da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Espírito”, diz a nota da PRF.
Foguetório assusta animais no Sul Fluminense
No Sul Fluminense, vários cães fugiram de suas residências, assustados com o barulho dos fogos de artifício, tanto no sábado (23), quanto no domingo (24).
O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos.
Ser um tutor responsável significa que você deve prestar atenção no quanto seu pet é sensível a esse tipo de barulho para, caso seja necessário, tomar as medidas necessárias para dar o conforto que ele precisa neste momento.
Quais são os sinais a que os tutores devem estar atentos?
Existem sinais clínicos que dão indícios de que os cães e gatos estão assustados com os barulhos. São eles:
Em animais epiléticos, o barulho agrava situações de convulsões, mesmo com medicação controlada. Em pets cardiopatas, a arritmia cardíaca tem maior predominância.
Mas esse problema não afeta somente os pets. Aves ao redor dos locais onde há queima de fogos acabam abandonando seus ninhos e, muitas vezes, abandonando seus filhotes para fugir dos barulhos ensurdecedores.
A queima de fogos não atinge somente os animais domésticos. Lembre-se que muitos locais afastados dos centros urbanos onde há a comemoração com fogos, como praias, clubes no interior, chácaras, etc, também são o habita de animais silvestres, que também sofrem com os impactos do barulho gerado pelos fogos de artifício.
O que fazer quando notar que os pets estão assustados?
A primeira coisa que o tutor deve fazer é estar próximo do pet em um local tranquilo, com as janelas e portas fechadas. Aparente tranquilidade e faça de conta que nada está acontecendo. Brinque com ele, dê um petisco, tente distraí-lo.
Os barulhos causados por fogos de artifício induzem os cães e gatos a tentarem se abrigar em qualquer lugar, independente da distância ou altura. Por isso, dar maior conforto é essencial para eles, já que existe o risco de seu cão ou gato pular de varandas, sair correndo pelas ruas, pular portões com lanças, já que eles estão totalmente desnorteados e querem encontrar um abrigo onde não há barulhos.
Recomendações e cuidados para seus pets
Foto: PRF