Chegaram esta semana a Volta Redonda os tanques reatores para a instalação da estação de tratamento de esgoto do Hospital São João Batista (HSJB). A estação vai processar o esgoto tanto do prédio atual quanto da área que está sendo ampliada. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões. A construção teve início em julho deste ano e a expectativa é que a estação comece a operar no próximo ano, assim como o anexo do HSJB.
Os dois tanques que chegaram têm capacidade para 40 mil litros cada um. Eles contarão ainda com um filtro e um decantador. A parte de construção civil já foi concluída. A unidade será capaz de tratar três litros de esgoto por segundo, reduzindo a quantidade lançada nos coletores públicos.
“Essa obra mostra que a preocupação do nosso governo é de não somente dar condições de novas estruturas nos casos dos hospitais, mas também dar destino a todos os dejetos, seja de origem hospitalar ou doméstica. E não como um recolhimento apenas, mas como um tratamento final, devolvendo essas águas tratadas ao leito dos nossos rios sem causar nenhum dano ambiental”, explicou o diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC.
De acordo com o Saae, a estação do HSJB vai receber o esgoto do novo prédio que está sendo erguido, além de, através de coletores, receber e canalizar todo o esgoto que hoje é gerado na unidade atual.
“A construção de uma estação para tratar o esgoto do hospital São João Batista era uma antiga preocupação nossa. Agora, além da ampliação do hospital, ainda teremos esse avanço que vai contribuir muito para diminuir a poluição das águas em nossa cidade”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto. (Foto: Divulgação)