A queda de energia elétrica na ETA-Belmonte na manhã desta quinta-feira (19) pode comprometer o abastecimento de água durante o dia em Volta Redonda. Segundo o Saae-VR, no momento desta publicação, a estação encontrava-se paralisada e impossibilitada de realizar o tratamento e o fornecimento de água pleno para a cidade até que o retorno da energia se restabeleça.
Ainda de acordo com a autarquia, nesta manhã, a estação oscila o seu funcionamento, com picos de energia constante, acompanhado de quedas prolongadas. “O Saae-VR já acionou a concessionária de energia elétrica de imediato, assim que iniciou o problema. Pedimos aos moradores que façam o uso consciente da água até que a normalização dos serviços se dê por completo. Aqueles que tiverem uma reserva de água ideal em suas caixas d’água, o impacto poderá ser minimizado”, comunicou.
Em novembro, a prefeitura de Volta Redonda informou que vai adquirir um sistema de geradores para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, localizada no bairro Belmonte. Com a aquisição do equipamento, será possível manter a estação em funcionamento em caso de queda de energia ou durante as manutenções preventivas, garantindo assim o fornecimento de água para a cidade e bairros de Barra do Piraí e Barra Mansa que são abastecidos pela ETA Belmonte.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, disse que a potência dos equipamentos deve ser de 8.800 kVA (quilovolt-ampere), movido a diesel e que seria acionado automaticamente em caso de queda de energia. No momento, uma equipe da autarquia está em processo de engenharia para dimensionar o espaço que o sistema irá ocupar, além de avaliar um estudo sobre o sistema de geradores. Após essas análises, será possível fazer a licitação para a aquisição dos geradores.