Moradores de duas ruas – Avenida A-1 e B-3 – do bairro São Sebastião, em Volta Redonda, passaram a noite da terça (10) e a madrugada desta quarta-feira (11) limpando suas residências, invadidas por uma grande quantidade de lama durante o temporal que atingiu a cidade. Em várias casas, principalmente as mais baixas, o barro levado pela enxurrada chegou a tomar vários cômodos. Em outras, além de chegar pela enxurrada, o barro entrou pelos ralos de esgoto, porque a rede entupiu.
Munidos de pás, enxadas e vassouras, os moradores iniciaram a limpeza assim que a chuva diminuiu. Segundo eles, não é a primeira vez que enfrentam a situação. Eles apontam como causa um morro localizado na Rua 28 de Maio, que há anos se tornou uma dor de cabeça para a comunidade.
Um trabalho de contenção chegou a ser iniciado, mas, também de acordo com eles, estaria paralisado. Um vídeo (veja abaixo) encaminhado por uma pessoa que mora no bairro mostra a quantidade de terra que teria descido carregada pela força da água. Com as duas vias tomadas pela lama, a circulação dos ônibus ficou prejudicada até a manhã desta quarta.
“O problema é de conhecimento da prefeitura. Toda vez que chove a lama toma conta das duas ruas, mas desta vez invadiu casas”, disse Juliana da Silva Vidal Pereira. Segundo ela, da vez anterior em que o barro tomou conta das ruas, a prefeitura fez a remoção, mas depositou o material numa calçada da Avenida A-1, em vez de tirar do bairro. “Ontem, juntou o barro que desceu do morro com o que estava na calçada”, acrescentou.
Também de acordo com a moradora, o prefeito Antonio Francisco Neto esteve no bairro este ano. Ela alertou que um muro de contenção atrás de um colégio ameaça cair.