Deu Botafogo de novo. Uma semana depois da conquista inédita da Libertadores, o Alvinegro carioca sagrou-se campeão brasileiro de 2024, ao vencer o São Paulo por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos. A última vez que o Bota havia vencido o Brasileirão foi em 1995, diante do Santos.
Este ano foi mesmo o do Glorioso. A equipe levantou o troféu da América do Sul com uma inquestionável vitória sobre o Atlético-MG, na final disputada em Buenos Aires, por 3 a 1. Neste domingo (8), o time precisava somar apenas mais um ponto para garantir o título, mas perseguiu o triunfo para fechar, como diz o velho ditado, o ano com chave de ouro. Quase 42 mil pessoas lotaram o estádio para comemorar o título esperado há quase 30 anos.
O Botafogo abriu o marcador no primeiro tempo, com um belo gol de Savarino – um dos destaques do time nesta temporada. O São Paulo empatou aos 17 do segundo tempo, com William Gomes aproveitando uma bobeira de Marlon Freitas. No entanto, a reação do Tricolor paulista parou por aí. O Fogão meteu o segundo aos 46, quando Gregore aproveitou falha na zaga são-paulina.
Flu vence – O Tricolor das Laranjeiras chegou à última rodada do Brasileirão correndo risco de rebaixamento, mas venceu o Palmeiras no Alliaz Parque por 1 a 0 e se garantiu na Série A de 2025. O gol saiu ainda no primeiro tempo, com Serna, diante de um Palmeiras visivelmente desinteressado no jogo.
Como não tinha nada a ver com isso, o Flu fez a sua parte. (Foto: Reprodução / Botafogo FR)