A Viação Elite, principal operadora do transporte coletivo de Volta Redonda, foi alvo novamente do furto de módulos eletrônicos de ônibus estacionados em sua garagem, no bairro Jardim Belvedere. Segundo a empresa, que opera também no transporte intermunicipal na região, foram furtados os módulos de 40 veículos. Sem estes módulos, não é possível por o ônibus para rodar.
É a segunda vez neste mês de novembro que a garagem da empresa é invadida para este tipo de furto, descoberto no final da madrugada desta terça-feira (26).
Em Barra Mansa, a garagem da Viação Triecon, no bairro Vila Maria, também foi invadida. Oito ônibus tiveram os módulos furtados.
A direção da Elite, até o momento desta publicação, não sabia quantos ladrões invadiram a garagem (da vez anterior foram três), pois as imagens das câmeras ainda seriam analisadas para serem entregues à polícia. Também ainda não tinha dimensão de quais linhas estão sendo afetadas.
A empresa põe diariamente nas ruas cerca de 120 ônibus para o transporte público de passageiros. Em torno de 80 circulam nas linhas municipais, enquanto o restante opera linhas intermunicipais. As empresas de ônibus mantêm carros de reserva, mas não na proporção capaz de suprir tantos veículos.
Segundo um diretor da Elite, além dos fabricantes dos ônibus, poucas empresas vendem o módulo eletrônico. Um equipamento destes, novo, pode custar até R$ 20 mil. Os módulos furtados são vendidos num mercado paralelo, pois servem não somente para ônibus, mas também para caminhões.