A Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, do bairro Conforto, em Volta Redonda, conquistou o título nacional na categoria “Fanfarra Simples Tradicional Juvenil” do Campeonato de Bandas e Fanfarras disputado em Maricá, neste sábado (23). A escola ficou com o título após conquistar o 1º lugar em cinco categorias do concurso: Corpo Musical, Pavilhão, Baliza, Corpo Coreográfico e Mór. Com 100% de aproveitamento, a escola venceu em todas as categorias que disputou.
Esta foi a primeira vez que a fanfarra da escola entrou em uma competição nacional em seus 10 anos de história. Atualmente a equipe conta com 160 componentes e é regida por Rômullo Arantes da Silva, ex-membro da fanfarra.
O diretor-geral da escola, Virgílio Lisboa do Val, explicou o sentimento da conquista e salientou a importância da fanfarra na vida dos alunos. “A gente fica muito feliz. Eu estou na escola há 11 anos, eu vi nascer esse projeto. Começou tão pequeno e foi tomando forma. No início eram de 20 a 30 alunos, tudo muito simples e ao longo desses anos foi crescendo até tomar toda essa dimensão. Então muito me orgulha, o envolvimento e o trabalho desses nossos alunos porque eles amam isso, eles amam estar ali. Quero agradecer ao prefeito Neto e a toda equipe da Secretaria de educação por terem proporcionado o apoio necessário paEa nós”, destacou Virgílio.
Membro da Fanfarra e aluno do 8º ano, Enzo Fonseca de Oliveira, comentou a emoção de conquistar o título. “Para mim é uma felicidade muito grande, é uma sensação única de um campeonato que a gente estava treinando há muito tempo querendo vencer. É uma sensação maravilhosa, muito boa”, disse Enzo, que faz parte da fanfarra há três anos.
Outra campeã é Wanessa Cristiny, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental. “É muito gratificante, porque são três anos vendo a luta que é participar da fanfarra, a correria. E esse troféu vai pra minha vida porque a fanfarra salva a gente de muitas coisas. Eu agradeço muito e esse troféu é um agradecimento ao regente Rômullo e a todos que ajudaram a gente, que faz parte da nossa história”, destacou.
Regente da equipe campeã, Rômullo Arantes da Silva salientou a dedicação dos alunos e comemorou o título.
“É uma oportunidade ímpar para os alunos da rede pública, trazer esse troféu nacional para Volta Redonda. Eu agradeço a confiança no meu trabalho, sou um ex-aluno da fanfarra do Dr. Jiulio Caruso e ver essa geração aprender a amar o projeto, com mérito deles, dentro da escola e dentro desse projeto, é algo fora do normal”, comemorou, destacando o empenho dos alunos que, segundo ele, ensaiaram “de segunda a segunda” para participar da competição. (Fotos: Divulgação)