Quatro homens foram presos e um adolescente foi apreendido, nesta terça-feira (12), em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, em Valença. Coordenada pelo delegado titular da 91ª DP, Ronaldo Aparecido, a ação foi desencadeada para cumprir sete mandados de busca e apreensão em um inquérito que apura uma tentativa de homicídio no mês passado na cidade.
Durante o cumprimento das ordens expedidas pela 2ª Vara Criminal de Valença, no bairro Varginha, os presos foram flagrados com drogas, armas de fogo (pistola e revólver), munições, dinheiro proveniente da venda de drogas e rádios de comunicação. Eles também tiveram os celulares apreendidos.
A tentativa de assassinato que resultou na operação aconteceu na madrugada de 5 de outubro deste ano, quando um homem foi baleado na Rua Octacílio Pereira, no local conhecido como “beco da morte”, na Varginha. Mesmo ferido, sendo perseguido e alvo de novos disparos, ele conseguiu escapar.
De acordo com o delegado, os presos integram a mesma quadrilha. “Eles praticavam delitos com a utilização de armas de fogo, intimidando moradores e contando com a participação de adolescentes”, afirmou Ronaldo, acrescentando que a quadrilha seria responsável por homicídios e tentativas de homicídio registradas este ano em Valença.
Ainda segundo ele, os presos vão responder, com base nos flagrantes, por tráfico, associação para o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de uso restrito, ameaça e corrupção de menores. O adolescente também será autuado por fato análogo aos mesmos delitos, exceto o último. (Fotos: Divulgação)