Entra em vigor a partir desta sexta-feira (1º) o Alerta de Verão em Volta Redonda – período no qual a prefeitura disponibiliza toda sua estrutura à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil para ações emergenciais até o dia 31 de março de 2025. O objetivo é tomar as medidas preventivas e defensivas para reduzir ao mínimo os efeitos das chuvas, colocando em prática os protocolos de resposta imediata às ocorrências. De acordo com a Defesa Civil, a medida leva em consideração a aproximação da estação das chuvas, que vai de novembro a março.
Rubens Siqueira, coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, explica que o órgão realiza entre abril e outubro um mapeamento e monitoramento dos pontos críticos da cidade. Nesse período antes do alerta, também são feitos serviços de manutenção para minimizar os impactos nos períodos de fortes chuvas, em conjunto com outros órgãos.
“A Defesa Civil vistoria antecipadamente e previne, sempre no intuito de dar as melhores respostas às ocorrências, de maneira rápida e eficaz. E, com esse levantamento, equipes da Secretaria de Obras, por exemplo, realizam um trabalho preventivo, com limpeza e a desobstrução de córregos e bueiros da cidade para evitar transbordamentos e enchentes”.
“Outras ações são importantes, como as obras de contenção do Furban, a poda preventiva de árvores da Ordem Pública. E as fiscalizações da Defesa Civil também mapeiam escavações, capinas e construções irregulares para evitar deslizamento de terra”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil.
Durante o Alerta de Verão ficam à disposição da Defesa Civil todos os setores da administração pública, principalmente as secretarias de Obra, Serviços Públicos, Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Assistência Social, Meio Ambiente e outras.
Para acionar a Defesa Civil, basta ligar para o número 199. E para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, os moradores de Volta Redonda devem se cadastrar, enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora, podendo digitar com ou sem hífen, assim como ponto. (Foto: Divulgação)