A Polícia Rodoviária Federal flagrou nesta quarta-feira (30), na Via Dutra, em Resende, dois caminhões transitando com excesso de peso. Um transportava placas de granito do Espírito Santo para o Paraná. O outro, com telhas e outras estruturas para telhado, trafegava no sentido inverno, de Santa Catarina para o Espírito Santo.
Os PRFs constataram cerca de 15 toneladas de peso excedente, acima do limite permitido, de acordo com a característica de cada um dos veículos fiscalizados. Das mais de 15 toneladas de excesso de peso apuradas, aproximadamente 10 toneladas foram verificadas em um único veículo.
Durante a fiscalização foram autuados também 30 veículos de carga que tentavam evadir da pesagem obrigatória na balança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O excesso de peso, além de danos ao pavimento das rodovias, é considerado um fator de risco a mais para acidentes. Além das sanções de ordem administrativa, os casos são encaminhados às autoridades judiciárias. (Foto: PRF)