Já está disponível no site da prefeitura de Volta Redonda o link para aposentados ou pensionistas solicitarem o desconto no IPTU 2025. O pedido online estará aberto até o dia 30 de novembro, garantindo mais comodidade e rapidez ao contribuinte. O desconto, que pode chegar a até 50%, é oferecido a aposentados e pensionistas que atendem a alguns critérios: é necessário ser aposentado ou pensionista por morte, com comprovação de certidão de casamento ou de óbito; ter uma renda de até 10 salários mínimos; ser proprietário ou possuidor do imóvel onde mora; e não ter débitos com a prefeitura, incluindo o IPTU 2024, que precisa estar quitado.
O processo é simples: basta acessar o site, baixar o requerimento, preencher e enviar com a documentação necessária (pode ser foto ou escaneada), como RG, CPF e o comprovante atualizado do benefício de aposentadoria ou pensão. Após o envio é só aguardar a análise. O interessado pode acompanhar o andamento diretamente no site da prefeitura, com o número da inscrição imobiliária.
Segundo a gerente do Departamento Imobiliário da Secretaria Municipal de Fazenda, Amanda Costa dos Santos, a ideia é facilitar ao máximo o acesso ao benefício. “Fazer o requerimento pela internet é uma forma de evitar filas e agilizar o processo. Pode-se fazer tudo usando celular ou computador. E a resposta também chega on-line, sem a necessidade de ir à prefeitura,” explicou.
São mais de 11 mil aposentados e pensionistas que podem se beneficiar dessa facilidade.
Caso a pessoa você não tenha acesso à internet ou enfrente dificuldades para realizar a solicitação on-line, a subprefeitura, localizada no bairro Retiro, oferece atendimento presencial das 9h às 17h. Além disso, uma equipe de apoio também está à disposição no prédio do Furban (Fundo Comunitário do município), ao lado da sede principal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, oferecendo todo o suporte necessário.
Em caso de dúvidas, o contribuinte pode ligar para a central de atendimento da prefeitura pelo número 156. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)