O cirurgião ortopédico Reinaldo Couri, atuante no Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), atingiu dois marcos extraordinários em sua carreira: 12 mil cirurgias realizadas em agosto e 1 mil próteses de joelho implantadas em outubro. Com uma trajetória de mais de 40 anos, Dr. Reinaldo se formou em Medicina pelo UniFOA em 1979, especializou-se em ortopedia e medicina esportiva e desde então vem acumulando conquistas e aprendizados que consolidaram sua posição como referência na área.
Segundo o médico, o maior desafio ao longo desses anos tem sido aprimorar continuamente as técnicas cirúrgicas, acompanhando a evolução dos materiais e procedimentos disponíveis. “Buscar congressos e práticas em hospitais no exterior, acompanhar o desenvolvimento dos materiais cirúrgicos e convencer os convênios e o poder público de que estas são as melhores opções para tratar cada paciente foram alguns dos maiores desafios”, relata.
Essa busca incessante por melhorias levou Dr. Reinaldo a acompanhar de perto a revolução tecnológica que transformou a ortopedia nas últimas décadas. Ele ressalta a importância dos congressos e das práticas hospitalares como oportunidades para acompanhar essas mudanças rápidas, como a criação de próteses de joelho com durabilidade superior a 25 anos, um avanço significativo para os pacientes. “Isso é extremamente importante para os pacientes,” afirma, destacando o impacto que essas inovações têm na qualidade de vida dos pacientes.
Formado pelo UniFOA, Dr. Reinaldo destaca a importância da instituição na sua formação, tanto pela base sólida que recebeu quanto pelo incentivo contínuo à busca por especialização e aprimoramento. “O UniFOA me ensinou que devo sempre tentar fazer o melhor para o paciente, com ética, e que a recompensa financeira é sempre a consequência de um bom trabalho”, reflete o médico.
Além disso, ele compartilha com orgulho uma lembrança marcante de sua época de estudante: “Sempre soube que queria ser ortopedista, e me dediquei tanto à matéria que fui chamado para ser monitor de uma turma acima da minha. Isso me preparou muito bem para a carreira.”
O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha, onde o médico tem realizado grande parte de suas cirurgias, também tem um significado especial para ele. “O H.FOA é um sonho realizado para todos os ex-alunos do UniFOA. É um marco que vai contribuir muito para o atendimento médico em nossa região e para a formação dos futuros médicos”, afirma Dr. Reinaldo, destacando a importância do hospital no avanço da prática médica e na formação de novos profissionais.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, também destacou o impacto do trabalho do Dr. Reinaldo na comunidade e no H.FOA. “Ter um profissional como o Dr. Reinaldo em nosso quadro de médicos é motivo de grande orgulho. Ele representa o compromisso do H.FOA em oferecer o melhor atendimento e formação de excelência aos nossos estudantes e à população”, afirmou.
E sobre o futuro da ortopedia e medicina esportiva no Brasil, Dr. Reinaldo destaca que o país tem excelência na formação de ortopedistas e médicos esportivos. No entanto, ele aponta que o alto custo das novas tecnologias, como a medicina regenerativa — o tratamento mais moderno para recuperação de articulações e osteoartroses —, ainda é um desafio. “Por outro lado, o tratamento regenerativo já é uma realidade e está revolucionando a ortopedia e a medicina esportiva,” explica.
Mesmo com décadas de experiência, o que motiva Dr. Reinaldo é o amor pela profissão. “Fazer a vida valer a pena, acordar todos os dias com a alegria de quem acabou de se formar e fazer cada cirurgia com dedicação e carinho aos pacientes. Cada um que opero hoje é como se fosse o primeiro”, conclui o cirurgião, evidenciando a paixão que o move em sua prática diária.