Começa na próxima sexta-feira (27) a 22ª Temporada da Truta de Visconde de Mauá, distrito de Resende. O evento vai até o dia 27 de outubro, período em que restaurantes da localidade servirão pratos criados com exclusividade para esta iniciativa tradicional.
Este ano a temporada conta com a participação de 26 restaurantes, cada um com uma nova receita do peixe mais famoso e celebrado da região. Os estabelecimentos estão localizados na região que inclui ainda as vilas de Maringá e Maromba, além de dois restaurantes – um em Penedo, outro em Resende.
Nesta 22ª edição os chefs prometem inovar na criação de pratos principais e entradas preparados com a truta, constando nos cardápios dos estabelecimentos participantes por um mês. A truta é um dos produtos mais nobres dessa região, rica em nascentes e águas límpidas, com belas cachoeiras. O objetivo da temporada é chamar a atenção para a gastronomia de produtos locais, elevando a experiência dos visitantes pela qualidade e frescor do peixe.
Com uma extensa programação pré-abertura, envolvendo profissionais da área de gastronomia, empresários e a comunidade local, as atividades incluíram workshop para os chefs participantes, conduzido pelo chef Fabrício Tofono, e um workshop mirim, voltado a crianças de escolas públicas da região, que fizeram visita de campo de produção de trutas e se aventuraram na cozinha em aula prática conduzida pelo chef André Murray.
Uma das etapas tradicionais do evento é a apresentação dos pratos, em que os chefs se reúnem na cozinha para preparar, apresentar e provar os pratos que cada um criou para a temporada. Para formalizar a abertura será realizado na sexta-feira (26) um coquetel com proprietários de restaurantes e autoridades locais.
Ao longo da temporada, acontecem mais duas oficinas: uma sobre serviço de vinhos, no dia 1º de outubro, e outra sobre mixologia e bartender, no dia 5 de novembro, ambas voltadas às equipes dos restaurantes inscritos.
“Os workshops e encontros entre os chefs são fundamentais para a Temporada da Truta, que tem como um dos seus objetivos aprimorar as qualidades e conhecimento dos seus chefs de cozinha. Essa troca possibilita união e crescimento na área, fortalecendo a vocação da região de Visconde de Mauá como polo gastronômico”, afirma André Murray, chef do restaurante Babel. (Foto: Divulgação)