Cerca de quatro toneladas de materiais foram recolhidas no sábado (31), em Barra Mansa, numa iniciativa do Rotary Club Alvorada com o apoio da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da prefeitura. A campanha Descarte Solidário foi realizada pelo sexto ano consecutivo. O foco é resgatar equipamentos e materiais inutilizáveis.
As coletas aconteceram por meio de drive-thru, na Praça da Matriz, no Centro. Uma tenda foi montada para o recebimento dos materiais. Foram recolhidos eletrodomésticos, pilhas, baterias e lâmpadas de LED, entre outros. O material será levado para a empresa Ambipar, sediada em São José dos Campos.
“Nosso descarte já é algo tradicional. O Rotary Alvorada foi o segundo clube na região a introduzir esse trabalho junto à população. Tudo pode ser reaproveitado, desde eletrônicos até plásticos, e nosso intuito maior é prestar uma boa ação e conscientizar as pessoas que os materiais encostados em suas residências ainda são reutilizáveis em outro segmento”, disse o presidente do Rotary Club de Barra Mansa, Marcos Vinicios Salazar.
A coordenadora de Educação Ambiental de Barra Mansa, Maiara Oliveira Sá, enfatizou que o descarte promove a conscientização e valoriza a sustentabilidade. “É uma iniciativa essencial para o meio ambiente, pois oferece uma solução adequada para o descarte de resíduos eletroeletrônicos, evitando a contaminação do solo, da água e do ar. A campanha, realizada pelo Rotary Club em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Saae, não só protege a natureza, mas também gera recursos que beneficiam instituições como a Apae e a Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa)”. (Foto: Divulgação / Paulo Dimas)