A construção da alça de acesso do Viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, avançou nesta sexta-feira (23) com o içamento das primeiras vigas metálicas que vão sustentar a pista de rodagem dos veículos. A intervenção, que visa desafogar o trânsito na localidade, faz parte da série de obras de engenharia do Plano de Mobilidade Urbana do município, executado em parceria com o Governo do Estado, com cerca de R$ 140 milhões em investimentos.
De acordo com a empreiteira responsável pela obra, foram içadas três vigas sobre os primeiros pilares instalados no canteiro central da Rua Mário Cesar Di Biase, a Avenida do Canal. E as primeiras vigas de concreto armado para travamento das paredes da rampa de descida têm previsão para serem executadas na próxima sexta-feira.
A construção do novo viaduto entre os bairros Voldac e Niterói também segue avançando. Já foram finalizadas as concretagens das pistas da rampa de acesso e do vão central (faltando apenas o guarda-roda), e as equipes estão preparando para concretar a pista de descida; e o escoramento para a laje da pista de rolamento do quinto vão – próximo ao Batalhão de Polícia Militar. Ainda segundo a empresa, as vigas metálicas para o quarto vão do viaduto devem ser entregues na próxima semana; e as do segundo vão, na semana seguinte.
Além do acesso ao bairro Niterói, o novo viaduto, depois de pronto, vai melhorar também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama.
Em relação à construção da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, a empreiteira informou que logo será concretado o segundo bloco de fundação, junto à viga entre os pilares de sustentação da ponte, na área do bairro Aero Clube. A empresa informou ainda que já foi autorizado pelo Governo do Estado o início das fundações no leito do Rio Paraíba do Sul, e as equipes já começaram a mobilização do equipamento náutico.
Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.
Além da ponte, do viaduto e da alça de acesso, o Plano de Mobilidade Urbana envolve ainda a construção de um novo viaduto que vai ligar o bairro Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado, na Avenida da Integração, podendo seguir desse ponto para a futura ponte próxima ao Fórum; e outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.