A Secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda lançou na quarta-feira (21) um dispositivo destinado a proporcionar mais segurança aos taxistas. Trata-se de um botão através do qual eles poderão solicitar ajuda das forças de segurança. Oito já saíram da Ordem Pública com o dispositivo funcionando. A cidade tem cerca de 250 taxistas.
Na prática, os taxistas poderão acionar as forças de segurança apertando o botão em situações de perigo iminente. Em cinco segundos o pedido de ajuda chega ao Ciosp, que prestará o apoio necessário, enviando uma viatura da Polícia Militar ou Guarda Municipal mais próxima. Por possuir um sistema de georreferenciamento (GPS), as forças de segurança saberão a localização exata do veículo.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, disse que o sistema dará mais segurança aos profissionais, gerando confiança e maior proximidade com as forças de segurança, o que auxilia na prevenção e combate ao crime.
“Sabemos que os taxistas estão em todos os lugares e os teremos como aliados da Ordem Pública e das forças de segurança”, disse. O presidente da Cooperaço e do Sindicato dos Taxistas do Sul Fluminense, Clóvis Barbosa da Silveira, ressaltou que utilizar o serviço de táxi na cidade será mais seguro. “É muito importante colocar essa ferramenta no táxi, não só para a segurança do taxista, mas também da população. Isso vai ser muito bom para a gente, porque as pessoas vão entender que o táxi é o meio de transporte mais seguro”, disse Clóvis.
O diretor de Operação da Cooperaço, Wesley Scaramelo, disse acreditar numa boa adesão da categoria ao aplicativo. “Mesmo a cidade sendo segura, os taxistas ficam muito vulneráveis a algumas situações, e para a categoria essa novidade está sendo bem recebida. Os motoristas estão entendendo como é que o sistema funciona e não tenho dúvidas de que haverá uma boa adesão nos próximos dias”, disse.
Para receber o dispositivo, o taxista deve procurar o sindicato, na Avenida Lucas Evangelista, no bairro Aterrado, (embaixo do Viaduto Nossa Senhora das Graças). O profissional deve apresentar o alvará que comprova o exercício da função. O telefone de contato é o (24) 3347-4680. (Foto: Divulgação/Semop)