O telhado da Igreja do Carmo, uma das construções mais antigas de Angra dos Reis, desabou na manhã desta segunda-feira (19). Localizada no Centro, a igreja faz parte do histórico conjunto arquitetônico do Convento do Carmo, que inclui também o edifício do convento e a Igreja da Ordem Terceira.
Segundo a prefeitura de Angra dos Reis, ninguém se feriu. O governo municipal informou que acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela igreja da Ordem Primeira do Carmo, para assumir os trabalhos relacionados ao desabamento. Também de acordo com a prefeitura, a igreja estava interditada pela Defesa Civil municipal havia cerca de um mês e, nesse período, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas iniciou tratativas com a Igreja e o Iphan para colaborar, desenvolvendo um projeto de escoramento, para manter a estrutura. O acervo da igreja havia sido removido por segurança.
Atualmente, a prefeitura está realizando, com autorização do Iphan, uma obra de revitalização da igreja da Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da igreja da Ordem Primeira, cujo telhado desabou. Também frisou que se mantém à disposição do órgão para colaborar com ações emergenciais necessárias.
Marco – A Igreja do Carmo é um marco da arquitetura colonial, com mais de 400 anos de história. O convento que abriga a igreja foi iniciado em 1722 e inaugurado parcialmente em 1726. O conjunto arquitetônico, que data principalmente do século XVIII, é tombado pelo Iphan desde a década de 1940, o que lhe confere status de proteção e preservação. (Foto: Redes sociais)