Mais de 100 mulheres foram inscritas nas novas turmas do projeto “Mulheres Mãos à Obra”, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, que qualifica mulheres para a construção civil. As aulas inaugurais dos cursos aconteceram nesta semana, com as novas turmas no período da manhã, tarde e à noite.
Os cursos foram criados pela SMDH como iniciativa da secretária municipal Glória Amorim para dar autonomia econômica e empoderar as mulheres. As capacitações são ministradas no Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube, por professores contratados pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
As aulas inaugurais contaram com a participação do presidente da Fevre, Caio Teixeira; da secretária da SMDH, Glória Amorim; Kátia Teobaldo (assessora técnica da pasta de Políticas para Mulheres da SMDH); o diretor do CQP, Eiji Yamashita. Também estiveram presentes os professores: Cesar de Azeredo Pedrosa (Eletricista Predial); Hélio dos Santos (Solda com Eletrodo Revestido); Cezar da Silva Pereira (Pintura Predial); João Alberto de Carvalho (Pedreira de Acabamento e Revestimento de Cerâmica); e Pâmela Cristina da Silva Gonçalves, a mais recente professora contratada para as áreas de Bombeira Hidráulica e Pedreira de Acabamento e Alvenaria Predial.
Pâmela Cristina se formou em 2021 no CQP e agora está contribuindo na qualificação das alunas. Depois de formada, ela trabalhou em três empresas construtoras, onde adquiriu mais experiência profissional como bombeira hidráulica e pedreira de alvenaria, duas empresas da cidade e uma de Mogi das Cruzes (SP).
O diretor da escola, professor Eiji Yamaschita, deu as boas-vindas às estudantes, desejou boa sorte, dedicação e orientou para que as alunas não faltem às aulas, lembrando que a frequência é importante para aprender e conquistar o certificado dos cursos com méritos. “Vamos trabalhar juntos para alcançarmos os nossos objetivos”.
Os cursos são de Elétrica Predial; Bombeira Hidráulica Predial; Pedreira de Acabamento e Revestimento Predial; Pedreira de Alvenaria Predial; Pintura Predial; Curso Básico de Solda com Eletrodo Revestido; Corte de Oxiacetilênico; e Operadora de Esmerilhadeira. São 4 meses em média de capacitação, todas gratuitas e com a infraestrutura necessária garantida pelo Poder Público, como transporte, lanche, equipamento de proteção individual, uniforme, material teórico e prático.
Vagas abertas – O professor do curso básico de Solda com Eletrodo Revestido, Hélio dos Santos, disse que todas as vagas para o curso foram preenchidas com 32 alunas, sendo que o ideal são 20 alunas por turma. Mas informou que ainda existem vagas a serem preenchidas nos demais cursos, desde que a procura das mulheres interessadas seja imediata. O CQP do Aero Clube fica na Avenida Pedro Lima Mendes, 495, bairro Aero Clube. Telefone: (24) 3345-8101.
Cidadão VR – Além das alunas do CQP, o Centro recebeu também alunos do projeto “Cidadão VR” – pessoas em situação de rua que foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
Eles terão aulas durante cerca de 3 meses como auxiliares da construção civil, segundo informou a assistente social Joveline Tomaz, com direito ao transporte, alimentação (lanche), uniforme e diplomação no final. O projeto da Smas vai atender 20 moradores em situação de rua.
A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smas, Mariana Pimenta, participou do início da aula inaugural, citando a nova oportunidade para mudar a vida dos alunos com a qualificação que irão receber: “É um momento de felicidade estarem todos aqui hoje. Uma grande oportunidade para quem deseja realmente aprender e ter um futuro melhor”. (Foto: Divulgação)