A feira-livre do feriado de 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil –, em Volta Redonda, será realizada na Vila Santa Cecília. Tradicionalmente montada no Aterrado, aos sábados, a feira será transferida de local por conta do desfile cívico-militar que será realizado no bairro, na Avenida Paulo de Frontin.
A transferência foi anunciada em uma reunião realizada na quinta-feira (25) entre a Secretaria Municipal de Comunicação, que organiza os desfiles, e representantes das demais secretarias e instituições que participam da solenidade. As comemorações pelos 202 anos de independência do país terão início às 8h na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho (sede da prefeitura), no Aterrado, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Independência pela Banda e o Coral Municipal. Em seguida, às 8h30min, o desfile começa na Avenida Paulo de Frontin.
Com a transferência da feira-livre para a Rua 14, a Vila abrigará as barracas também no dia seguinte (8 de setembro), uma vez que a feira de domingo também é habitualmente realizada no local.
Preparativos – A reunião para tratar do desfile da Independência foi conduzida pelo subsecretário de Comunicação, Luiz Fernandes Júnior, e o jornalista Ernesto Carboni, um dos organizadores do evento. Eles passaram orientações, como a proibição expressa de qualquer tipo de propaganda, principalmente política, por se tratar de ano eleitoral.
Também participaram o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano Teixeira de Paula, e o subcoordenador do programa Segurança Presente, sargento Fusco. Eles esclareceram dúvidas sobre o controle do trânsito no entorno do desfile e também sobre a segurança dos participantes e do público.
Cerca de 30 instituições estarão representadas. O desfile será dividido em quatro etapas e haverá dois locais de concentração – Avenida Integração e Rua Neme Felipe –, como aconteceu em 2023.
“A organização em blocos e as duas concentrações facilitam o serviço de apoio, como a colocação de pontos de hidratação e banheiros químicos para quem vai desfilar. Além disso, colabora para agilizar o desfile, tornando o evento mais atrativo para o público”, reforçou o subsecretário de Comunicação, lembrando que, no ano passado, cerca de 30 mil pessoas estiveram no Aterrado para prestigiar o desfile.
A próxima reunião entre a organização do evento e os representantes das instituições e está marcada para 29 de agosto. “Neste dia, já estaremos com a ordem do desfile definida e vamos trazer para aprovação de todos, assim como a distribuição das instituições nos dois locais de concentração”, avisou Ernesto Carboni. (Foto: Geraldo Gonçalves / Divulgação)