O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciou nesta semana testes com o novo booster móvel, equipamento adquirido pela autarquia para reforçar o abastecimento de água em regiões mais altas e distantes da cidade em relação ao ponto de distribuição. O primeiro teste operacional aconteceu na Rua Goiás, no bairro Retiro.
Alimentado a diesel, o booster – que é um tipo de motobomba para bombear a água – funcionou com sucesso em sua primeira operação, que durou menos de uma hora.
De acordo com a equipe técnica do Saae que participou da ação, o equipamento – que fica alojado em uma espécie de trailer pequeno, podendo ser levado para vários lugares – teve o seu pico aproximado em 56 metros de pressão, abastecendo a última casa da Rua Goiás com aproximadamente 30 MCA (metros de coluna d’água).
A implantação do novo booster móvel tem o intuito de melhorar o fornecimento de água à população com mais praticidade e eficiência, atendendo as localidades mais distantes e partes mais altas, além das que estiverem com demanda de falta de água, sem necessidade de intervenções de grande porte para que a água chegue com força no local indicado.